top of page

Trilho Pedestre da Lagoa da Sancha

Inicia-se junto ao Barranco dos Bêbados e prossegue transpondo a duna da margem este da lagoa, atravessando a charneca com os seus matos onde predominam as urzes e os tojos. Atravessa áreas de pinhal e permite subir ao ponto mais alto da área, onde é possível observar o enquadramento paisagístico, com o oceano, as dunas e as urbes próximas (Santiago do Cacém e Sines). 

A lagoa da Sancha tem cerca de 15 ha e fica numa depressão interdunar, estando separada do mar por um cordão arenoso que, só ocasionalmente, é galgado pelo oceano, em condições de agitação marítima extrema. O corpo lagunar resulta da acumulação da chuva conduzida pelo Barranco dos Bêbedos, o seu principal afluente, e também da elevação e consequente exposição do nível freático. A envolvente próxima da lagoa tem um forte caráter natural e poucos vestígios de atividades humanas. 

Os habitat naturais predominantes são as dunas móveis, mais próximas da praia, e as dunas fixas e estabilizadas, mais para o interior. Nestas encontramos as charnecas, dominadas por matos, e os pinhais dunares. No espaço lagunar dominam os caniçais e salgueirais. Em todos estes habitat existem vários endemismos (espécies com distribuição restrita), como o tojo-chamusco (Stauracanthus spectabilis), um tomilho (Thymus camphoratus), uma arméria (Armeria rouyana) e o marcetão (Santolina impressa), espécie dominante que, no início do verão, torna, o amarelo da sua floração, a cor predominante na paisagem.

Mapa Reserva Natural
IMG_4794
IMG_4783
IMG_4805
IMG_4795
IMG_4803
IMG_4788
IMG_4789
IMG_4791
IMG_4790
IMG_4801
IMG_4787
IMG_4800
bottom of page